sexta-feira, 10 de abril de 2009

Verdadeiro Acarajé de Baiana


E haja coisa que estão pedindo pra colocar no blog, até receita de comida rsss. Então vou atender ao pedido da Aline (menina.má.com) Sao Paulo, e postar uma receita que faz séculos que eu coloquei lá no cybercook e que eu garanto que não deixa nada a desejar do acarajé de verdade que é vendido em Salvador. (http://cybercook.terra.com.br/verdadeiro-acaraje-de-baiana-na-comunidade.html?codigo=13329)



Depois de pronta, a massa do acarajé é frita no azeite de dendê, Então o bolinho é servido inteiro no papel (a melhor maneira de comer é essa) ou cortado, num prato plástico pra vc comer com gafo e faca (dispenso). Acompanhado por vatapá, camarão seco, salada de tomate e cebola, e caruru. Pimenta, é opcional, então cuidado se for pedir um "acarajé com tudo" ou "completo" se prepare que vem ardendo de pimenta.

Ingredientes da Massa de Feijão para depois juntar à Massa de Acarajé:

- 1 Kg de feijão fradinho (olho do pombo)

- 430 g de cebola (3 unidades)

- 3 dentes de alho

- 1 colher (sopa) de sobremesa rasa de gengibre

- 2 colheres (chá) de sal

- 1 litro de azeite de dendê

- 3 litros de água

Massa de Acarajé

- 2 cebolas

- 3 dentes de alho

- 2 colheres (chá) de sal

- 1 colher (sobremesa) rasa de gengibre ralado

Modo de Preparo:

Para a massa de feijão, coloque o feijão de molho com aágua durante 2 a 3 horas. Depois, lave bem em vários litros de água e, em seguida, retire a casca. Passe o feijão no moinho ou no processador, aos poucos. Para a massa de acarajé, junte todos os ingredientes com 1 Kg da massa de feijão. Bata bem com uma colher de pau, mexendo de baixo para cima, para o ar entrar e a massa ficar bem leve. Bata até dobrar de volume. Coloque 1 litro de azeite de dendê num tacho e deixe esquentar bem, colocando também uma cebola média inteira (para evitar que o azeite queime). Com uma colher de pau, pegue uma quantidade de massa da panela e com uma colher de sopa modele o acarajé. Vá colocando dentro do azeite para fritar. Faça isso para todos os acarajés, tomando cuidado de mergulhar a colher na água, cada vez que colocar um bolinho para fritar.

3 Comments:

Vanessa Coelho said...

Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmm...

Vanessa Coelho said...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vanessa Coelho said...
Este comentário foi removido pelo autor.