terça-feira, 7 de abril de 2009

Cansada? Parece até que vai ficar doente? TOME O SUCO DINÂMICO!

Suco Dinâmico
Matéria: Marta Magalhães - Nutricionista


Já acordou cansado demais, sem vontade de fazer nada? Tem a impressão de que está doente, mas ao consultar o médico, nada aparece como sendo a causa? Talvez seja a hora de mudar de atitude e acrescentar novos hábitos alimentares.
Que tal um suco energizante?
Todo dia pela manhã em jejum experimente tomar esse suco:
Ingredientes:
· 2 maçãs;
· 2 cenouras;
· 2 folhas de couve;
· Um punhado de salsa;
· 2 lâminas de Aipo (parte branca do salsão) – o aipo parece uma cebola, mas em forma de haste, portanto só é necessário retirar duas lâminas para cada suco.
Coloque tudo na centrífuga e beba. Aqueles que não tem centrífuga pode bater no liquidificador com água. É mais trabalhoso porque tem de acrescentar os ingredientes e água.
Ao longo do dia você já perceberá a diferença.
Pode e deve tomar o café-da–manhã, mas uma hora aos a ingestão do suco.

Benefícios:
Maçã: possui um fitonutriente, a quercitina, com alto poder antioxidante. Tem vitaminas A, B1, B2, niacina, C e sais minerais, especialmente potássio, fósforo, magnésio, enxofre, cálcio, sódio, silício e ferro. Em recente estudo realizado por pesquisadores britânicos, homens que comeram quase uma maçã por dia tiveram função pulmonar mais forte do que os que excluíram a fruta do cardápio. Pela sua propriedade antioxidante, a maçã retardaria o envelhecimento, além de prevenir o aparecimento de cânceres, pois fitonutrientes da maçã preservariam as células.
Cenoura: contém vitaminas A, B e C, uma provitamina A (betacaroteno) antioxidante. É laxativa e diurética. Regulariza o trânsito intestinal, cicatrizando e desinfectando a mucosa intestinal e estomacal. Contém docraína, um vasodilatador coronário. Intervém no bom estado da pele e das mucosas. É tônica, remineralizante, favorece a hemoglobina (transportador do oxigênio).
Couve de folhas: Ótima fonte de dois antioxidantes, a vitamina C e o betacaroteno. O organismo converte o betacaroteno em vitamina A, necessária para a visão noturna, pele e resistência ás infecções. Boa fonte de ácido fólico e contém ferro; ambos são necessários para a formação dos glóbulos vermelhos. É uma das fontes mais ricas em cálcio. Possui compostos, conhecidos por indóis, que estimulam o metabolismo do fígado e assim, indiretamente, a decomposição e eliminação do hormônio feminino estrogênio. Os níveis altos de estrogênio têm sido associados ao câncer como o de mama.
Salsa: Rica em vitaminas A, C, D, B1 e B2, ferro, cálcio, potássio e sódio. Tem ação diurética. Ajuda na eliminação de ácido úrico, o que a torna útil no tratamento do reumatismo, da gota e de cáculos renais. Pode ser utilizada para facilitar a digestão e refrescar o hálito. Considerada purificadora do sangue, reduzindo a formação de coágulos no sangue, prevenindo a trombose. Porém, não é bom ser consumida por gestantes, pois pode provocar sangramentos indesejados.
Aipo: É rico em potássio, importante mineral para o funcionamento do organismo. Boa fonte de vitamina A e cálcio. Fonte excelente da vitamina C que é essencial para promover um sistema imune saudável. A vitamina C inibe os danos do radical livre que podem provocar condições inflamatórias e promove um sistema cardiovascular saudável. Pesquisas médicas mostram que o aipo contem compostos ativos essenciais para reduzir a pressão do sangue, pois trabalha relaxando os músculos das artérias que regula a pressão sanguínea, o que pode ajudar a impedir o curso de um ataque cardíaco.

0 Comments: